O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, acompanhado dos presidentes da Eletrobras, José Antonio Muniz, e da Eletrobras Eletronorte, Josias Matos de Araujo, inauguram amanhã (3) a subestação São Luis III. A subestação ampliará a capacidade de fornecimento para a região da Grande São Luis e a sua confiabilidade.
Atualmente, capital do Maranhão é atendida, em alta tensão, apenas pela Subestação São Luís I, o único ponto de entrega para a distribuidora de energia elétrica local, a Cemar. Além disso, existem somente dois circuitos de transmissão em alta tensão (230 kV), de 19 km, entre as subestações São Luís II e São Luís I, que transmitiam 100 % de toda energia elétrica para atender São Luis.
Com a entrada em operação da nova subestação, São Luís do Maranhão passará a ter mais um ponto de suprimento, aumentando consideravelmente a confiabilidade da transmissão. A capacidade inicial de atendimento é de 150 MVA, o que corresponde a um incremento de 37,5% no atendimento feito pela Eletrobras Eletronorte.
A localização da subestação foi definida com base nos pontos de maior crescimento da carga da capital, possibilitando uma melhor distribuição no carregamento do sistema elétrico. Muitos desafios foram vencidos, dentre eles os relacionados com as questões fundiárias, pois o trajeto da linha teve que passar, obrigatoriamente, pela área urbana.
Novas expansões já estão em andamento para atender à capital do Maranhão, entre elas a construção da segunda linha em 230 kV entre as subestações São Luís II e São Luís III, que já foi leiloada pela Aneel, bem como o segundo transformador de 150 MVA. O custo total do empreendimento foi de R$ 50 milhões.
Na cerimônia de amanhã, também serão lembrados os 40 anos da chegada da energia gerada pela usina Boa Esperança ao Maranhão.